Merenda Escolar e Educação se destacam em Jaguariúna

07/02/2019

4ºTrimestre/2018

Pesquisa do 4º trimestre mostrou que a cidade mantém bom histórico de satisfação

Não é a primeira vez que a cidade de Jaguariúna se destaca pela área educacional nas pesquisas da INDSAT. Ainda que haja outros municípios com Alto Grau de Satisfação na Região Metropolitana de Campinas (RMC), até o momento nenhuma cidade conseguiu manter um histórico de satisfação tão relevante quanto Jaguariúna. Os novos resultados são da pesquisa realizada no 4º trimestre de 2018.

 

Esta é a oitava vez que o município se coloca na liderança em satisfação com a Educação. Ao todo, 15 cidades fazem parte do ranking elaborado pela INDSAT. Quando o assunto é Merenda Escolar, Jaguariúna também se apresenta novamente em 1º lugar após recuperar a posição já conquistada em outros levantamentos.

 

Enquanto a Educação Pública Municipal é a 6ª melhor área avaliada no município, a Merenda Escolar está entre os três melhores serviços prestados em Jaguariúna. Ao todo, o instituto analisa 16 diferentes setores na cidade. São entrevistados 400 moradores, que avaliam os segmentos a partir dos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao final da pesquisa, a INDSAT estabelece o grau de satisfação a partir de uma metodologia exclusiva de classificação.

 

Neste 4º trimestre, a Educação Pública registrou 757 pontos. Já a Merenda recebeu 781 pontos. Por isso, ambos possuem Alto Grau de Satisfação (entre 650 e 799 pontos). Ao atingir 800 pontos, o segmento é contemplado com Grau de Excelência.

 

Em agosto do ano passado, Jaguariúna conquistou nota de 6,4 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). É a maior nota da RMC e a quarta maior nota do Estado. A avaliação abrange o Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano escolar.

 

O resultado, de acordo com a secretária de Educação Cristina Catão em entrevista ao portal A Cidade On, é reflexo do trabalho realizado na formação dos profissionais e acompanhamento das atividades feito pelos professores. Já o estudo feito pela INDSAT no final de 2018 mostra que o trabalho desempenhado continua satisfatória para os moradores.

 

Merenda Escolar

 

Atualmente com 84% de aprovação, a Merenda Escolar chegou a apresentar alguns deslizes no ranking das 15 maiores cidades da RMC. Os índices estavam controlados durante 2017, mas o segmento apresentou duas quedas na satisfação na primeira metade de 2018. Com isso, a Merenda chegou a parar na 7ª colocação do ranking. O menor índice fora de 688 pontos, registrado no 2º trimestre. A satisfação da Merenda se recuperou e o segmento registra seu maior índice no atual levantamento.

Educação Pública de Jaguariúna

 

A oitava vez consecutiva na liderança do ranking da RMC mostrou que a Educação Pública é aprovada por 75% dos entrevistados. Do 1º trimestre de 2017 para cá, o índice de satisfação caiu e cresceu diversas vezes, mas sempre com folga dentro do Alto Grau de Satisfação. O maior índice fora de 763 pontos, obtido no final de 2017. Já o menor índice fora registrado no último 3º trimestre: 686 pontos.

Além de estudar sobre o grau de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT começou a divulgar os primeiros resultados político-eleitorais para as Eleições Municipais 2020. Trinta e seis cidades fazem parte da cobertura trimestral do instituto.

 

 

 

 

 

Foto: divulgação

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Abastecimento de Água é o 2º melhor serviço avaliado em Limeira

30/06/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"