top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Felicio Ramuth se destaca em inteligência, honestidade e simpatia

4ºTrimestre/2018

Votar é, de longe, um dos atos mais importantes em uma democracia representativa. Mesmo assim, escolher uma sequência de números e apertar o botão “confirma” de quatro em quatro anos ainda não é suficiente para mudar os caminhos do município, do estado ou do país. Por isso, é muito comum ouvir a frase “esses políticos não me representam”. Até que ponto, então, a representatividade é capaz de fortalecer o laço de confiança entre político e eleitor?

De fato, a maioria da população se sente desiludida e injustiçada com os mais diversos cenários presenciados em gabinetes e Câmaras. E, quando poucos políticos brasileiros se destacam pelos esforços desempenhados em busca da criação de vínculos com o povo, o resultado é motivo de surpresa e até mesmo desconfiança. Mas, sim, eles existem.

O paulistano Felício Ramuth (PSDB), 50 anos, é administrador de empresas e venceu as Eleições Municipais de 2016 em São José dos Campos ainda no 1º turno. Em pesquisa realizada pela INDSAT, o político se destaca em três diferentes quesitos: inteligência, simpatia e honestidade.

Como resultado, Ramuth está entre os melhores quando comparado com outros 9 prefeitos do Estado de São Paulo. Os dados são do levantamento do 4º trimestre de 2018.

As constatações são resultado da percepção dos moradores em relação a cada político estudado. Cada um dos 400 entrevistados avaliam o prefeito a partir de critérios como “muito inteligente”, “inteligente”, “pouco inteligente” e “nada inteligente”. A INDSAT, então, calcula o resultado final a partir de uma metodologia exclusiva de classificação.

O instituto não faz levantamento do histórico político, assim como processos e ações que ele enfrenta na Justiça. Os resultados são exclusivamente baseados na opinião dos moradores maiores de 16 anos e com diferentes graus de escolaridade.

O interesse da população em reconhecer esforços de representantes dá margem para ampliar a discussão sobre quais seriam os modelos ideais de políticos compromissados com seus eleitores. O resultado de Ramuth mostra que, apesar da escuridão vivida pela população brasileira em relação à representatividade, ainda há esperança em identificar características adequadas em representantes eleitos.

Ramuth lidera os rankings de “mais honesto”, “mais simpático” e “mais inteligente” entre os prefeitos das 10 maiores cidades do Estado. Quando o assunto é proximidade com o povo, o Ramuth também está entre os melhores, mas o grau de satisfação, ainda é baixo. O resultado ainda não é satisfatório para a população, já que o prefeito é considerado “pouco próximo do povo”.

A INDSAT também realiza pesquisas que mostram o grau de satisfação com 16 serviços públicos prestados em cada um dos municípios.

O destaque é relevante, mas é preciso lembrar sempre que os esforços não devem parar por aí. Os eleitores estão cada vez mais exigentes e as percepções estão em constante mudança.

Por isso, a INDSAT vai continuar acompanhando o ranking trimestral dos atributos dos prefeitos das 10 maiores cidades do Estado. Ainda assim, o dedicação reconhecida pelo povo já é significante, uma vez que, como afirmou o escritor Oscar Wilde, “o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

Foto: divulgação

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page