De 16 serviços públicos, 13 têm ao menos Alto Grau de Satisfação em Cordeirópolis

23/01/2019

4ºTrimestre/2018

Morar em Cordeirópolis parece ser bem satisfatório. Pelo menos é o que mostra um novo estudo realizado pela INDSAT durante o 4º trimestre de 2018. Dos 16 serviços públicos analisados no município, 13 conseguiram Alto Grau de Satisfação pelos critérios da INDSAT. Os 400 moradores entrevistados avaliaram as diferentes áreas e o resultado foi positivo: nenhum serviço público da cidade recebeu índice inferior a 500 pontos.

 

Para calcular o índice de satisfação e ranquear os melhores serviços do município a partir da pontuação, a INDSAT aplica uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Os entrevistados julgam as diferentes áreas da cidade e o instituto enquadra dos serviços públicos dentro de escalas de satisfação.

 

O Grau Médio de Satisfação é a classificação exclusiva de segmentos que registram entre 500 e 649 pontos. Já o Alto Grau de Satisfação é a escala atribuída aos setores que possuem entre 650 e 799 pontos. Ao atingir 800 pontos, o serviço é contemplado com Grau de Excelência. Cordeirópolis conquistou índices superiores a 500 pontos e, por isso, não recebeu Baixo ou Baixíssimo Grau de Satisfação em nenhum dos segmentos.

 

Assim como outras 11 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba, Cordeirópolis passou a fazer parte da cobertura da INDSAT no último trimestre de 2017. O instituto já avaliava os índices de satisfação com os serviços da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e dos 10 maiores municípios do Estado de São Paulo.

 

Coleta de Lixo é o único serviço com Grau de Excelência

 

A Coleta de Lixo de Cordeirópolis foi o único serviço público que recebeu Grau de Excelência. O segmento conquistou 837 pontos. O estudo mostrou que 96% dos entrevistados estão satisfeitos com o serviço prestado pela MM Limpeza Urbana.

 

O histórico da satisfação da Coleta revela que o índice evoluiu gradativamente em 12 meses. O segmento iniciou a série histórica da INDSAT com 813 pontos, já com Grau de Excelência. O número cresceu mais quatro vezes e atingiu seu recorde neste 4º trimestre.

 

No último levantamento de 2017, a aprovação era de 93%. Com a melhora no índice, “ótimo” e “bom” passaram a somar 94% no 3º trimestre de 2018. Atualmente, apenas 1% dos entrevistados se mostraram insatisfeitos com o serviço.

 

Guarda Municipal e Segurança mantém Alto Grau de Satisfação

 

Apesar de caminharem juntos, Guarda Municipal e Segurança Pública são avaliados separadamente pela INDSAT. Enquanto o primeiro se refere ao trabalho de responsabilidade das GCMs, o segundo busca compreender a percepção dos moradores em relação à sensação de segurança.

 

A Guarda Municipal de Cordeirópolis foi aprovada por 80% dos entrevistados e recebeu Alto Grau de Satisfação, alcançando 762 pontos. Até então, o maior índice havia sido registrado no 3º trimestre de 2018.

A Segurança Pública, por sua vez, somou 67% de “ótimo” e “bom” e fechou o levantamento com 708 pontos. Esse é o maior índice já registrado pela INDSAT. O segmento apresentou três evoluções nos últimos trimestres.

Educação Pública atinge seu maior índice; Merenda tem 81% de “ótimo” e “bom”

 

A Educação Pública e a Merenda Escolar também parecem agradar os moradores de Cordeirópolis. Os segmentos estão entre os cinco melhores serviços públicos avaliados no município.

 

A Merenda alcançou 81% de aprovação e a Educação Pública da cidade somou 75% de “ótimo” e “bom”. A alimentação escolar registrou sua segunda maior pontuação de toda a série histórica da INDSAT: 766 pontos. Os 769 pontos alcançados pela Educação Pública é o maior índice já registrado.

 

Cidade tem o melhor índice de satisfação com a Saúde da região

 

São poucas as cidades que conquistam Alto Grau de Satisfação em Saúde Pública. Além de registrar 710 pontos, Cordeirópolis é líder no ranking do segmento entre as 12 cidades da região.

 

A Saúde de Cordeirópolis já chegou a registrar 720 pontos no 3º trimestre de 2018. Atualmente, o índice de satisfação encontra-se estabilizado. Do total de entrevistados, 61% disseram que a Saúde Pública de Cordeirópolis está “ótima” ou “boa”.

Trânsito e Transporte Público têm Grau Médio de Satisfação

 

O Trânsito de Cordeirópolis recebeu Grau Médio de Satisfação neste trimestre. O segmento obteve 37% de “ótimo” e “bom” e somou exatos 600 pontos pelos critérios da INDSAT. A área chegou a conseguir Alto Grau em trimestres anteriores.

O Transporte Público é o pior serviço avaliado na cidade. Apesar disso, o setor vem apresentando evolução em relação aos levantamentos anteriores. O segmento foi classificado com Baixo Grau de Satisfação do último trimestre de 2017 até o 2º levantamento realizado em 2018. Agora, o Grau Médio conquistado no 3º trimestre do ano ainda está garantido ao setor.

Neste 4º trimestre, a INDSAT também começou a divulgar os primeiros resultados das pesquisas para as Eleições 2020. O objetivo é incentivar o interesse pelo tema e acompanhar a movimentação dos possíveis candidatos de três em três meses.

 

 

 

 

 

Foto: Prefeitura de Cordeirópolis (divulgação)

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Cultura tem Alto Grau de Satisfação em Jaguariúna

14/11/2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo