Mais da metade aprova a Qualidade de Vida em Vinhedo

18/01/2019

3ºTrimestre/2018

Em pesquisa realizada pela INDSAT em Vinhedo no 3º trimestre de 2018, 51% dos entrevistados disseram que a Qualidade de Vida do município é “ótima” ou “boa”. Do total, 38% dos moradores classificaram o segmento como “regular”. “Ruim” e “péssimo” somaram 11%.

Com mais de 72 mil habitantes, Vinhedo possui um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país. O relatório de 2010, que leva em conta áreas como grau de escolaridade, renda e nível de saúde, apontou que a cidade está na 13ª melhor posição do ranking nacional, com IDHM considerado Muito Alto.

 

A área analisada trimestralmente pela INDSAT busca compreender a percepção dos moradores em viver no município. O segmento pode ser relacionado a outros setores como Segurança Pública, Geração de Empregos, Saúde e Educação. O instituto pesquisa os índices de satisfação de 16 serviços públicos em Vinhedo.

 

A pesquisa também revelou dados sobre o índice de satisfação de acordo com a faixa etária, sexo e escolaridade dos entrevistados. Homens, jovens e pessoas com Ensino Médio são os que mais aprovam a Qualidade de Vida em Vinhedo. Os menores índices de satisfação estão entre mulheres, pessoas com mais de 50 anos e moradores com Ensino Superior.

Satisfação com a Qualidade de Vida é alta

 

Baseando-se nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos.

 

Em Vinhedo, a Qualidade de Vida recebeu 679 pontos e foi classificada com Alto Grau de Satisfação. Apesar de alta, essa não é uma das maiores pontuações já registradas.

 

Em 2017, o índice variou entre 661 e 732 pontos. A maior aprovação foi obtida justamente no último levantamento do ano. Logo no 1º trimestre de 2018, a Qualidade de Vida se manteve com pontuação superior a 700 pontos. Após manter estabilidade no 2º trimestre, a pontuação caiu no atual levantamento.

 

O Alto Grau de Satisfação, classificação atribuída aos setores que possuem entre 650 e 799 pontos, está garantida a Qualidade de Vida em Vinhedo. Foram entrevistados 400 moradores.

Vinhedo faz parte do grupo das 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A INDSAT também estuda as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.

 

 

 

 

Foto: Prefeitura de Vinhedo

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Abastecimento de Água é o 2º melhor serviço avaliado em Limeira

30/06/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"