top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Campinas tem a pior Segurança Pública da RMC

3ºTrimestre/2018

Mais uma vez, cidade recebeu Baixo Grau de Satisfação no segmento

Campinas novamente é a última colocada no ranking de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas (RMC). De acordo com dados divulgados pela INDSAT, a cidade obteve 474 pontos e fechou o 3º trimestre com Baixo Grau de Satisfação.

Ao todo, 15 municípios da região são analisados trimestralmente. Não é a primeira vez que Campinas se apresenta na última posição do ranking do segmento. A cidade recebeu Baixo Grau de Satisfação em três dos quatro levantamentos realizados em 2017. Em 2018, o município só obteve índices inferiores a 500 pontos. Com os resultados, Campinas nunca atingiu ao menos a 11ª colocação do ranking.

Campinas também faz parte do grupo das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, também analisado pela INDSAT. Nesse caso, o município tem a 3ª melhor Segurança Pública do ranking.

A Segurança Pública é comandada por Luiz Augusto Baggio. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, quinze assassinatos foram registrados durante o mês de novembro. No mesmo período de 2017, 12 casos foram classificados como homicídio doloso.

O estudo do segmento permite compreender a percepção dos moradores em relação a sensação de segurança no município. O setor também pode ser relacionado a outros segmentos como Guarda Municipal, Iluminação Pública, Qualidade de Vida e até mesmo Geração de Empregos.

O Baixo Grau de Satisfação é atribuído aos setores que recebem entre 350 e 499 pontos. Durante a primeira metade de 2017, a pontuação da Segurança Pública de Campinas oscilou entre 467 e 421 pontos. No levantamento seguinte, o segmento obteve 438 pontos.

Pela primeira e única vez, a Segurança recebeu Grau Médio de Satisfação por ter conseguido 504 pontos no último levantamento de 2017. O cenário de insatisfação voltou a aparecer em 2018: os índices oscilaram entre 464 e 485 pontos.

O estudo mostra que a insatisfação atinge principalmente pessoas com idades entre 16 e 30 anos. Quando a escolaridade dos entrevistados é analisada, a reprovação é maior entre pessoas com Ensino Superior.

Mais da metade reprovam a Segurança Pública

Para calcular o índice de satisfação dos segmentos, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. A insatisfação com o setor atingiu mais da metade dos moradores.

Do total de entrevistados, 20% responderam que a Segurança está “ótima” ou “boa” e 29% disseram que está “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 51%.

Além da Segurança Pública, outros 16 serviços são analisados trimestralmente pela INDSAT. O instituto realiza pesquisas nas 15 maiores cidades da RMC, nas 10 maiores cidades do Estado e em 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba.

Foto: Prefeitura de Campinas (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page