Satisfação com a Coleta de Lixo aumenta pela 6ª vez em São José dos Campos

20/12/2018

3ºTrimestre/2018

Serviço prestado pela Urbam tem Alto Grau de Satisfação

A satisfação com a Coleta de Lixo cresceu pela 6ª vez consecutiva em São José dos Campos. Durante o governo de Felício Ramuth, o índice do serviço saltou de 635 pontos para 785 pontos entre o início de 2017 e o 3º trimestre de 2018.

 

No final do ano passado, a INDSAT revelou que São José dos Campos havia ocupado a liderança do ranking de Coleta de Lixo entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Mas as conquistas do serviço prestado pela Urbam não pararam por aí.

 

A Coleta de Lixo de São José dos Campos registrava 635 pontos. Por esse motivo, o serviço tinha Grau Médio de Satisfação. Já no 2º trimestre do ano passado, a Coleta de Lixo conquistou o Alto Grau por ter registrado 690 pontos.

 

A partir daí, o índice de satisfação do serviço prestado só cresceu: a Coleta obteve 719 pontos no 3º trimestre e fechou 2017 com 755 pontos.

 

Durante o 1º trimestre de 2018, o serviço somou mais 36 pontos. Em doze meses, por tanto, a evolução da Coleta de Lixo foi de 120 pontos. O crescimento continuou no 2º levantamento deste ano, momento em que o segmento alcançou 774 pontos. Agora, o índice é o maior já registrado em toda a série histórica da INDSAT.

 

O serviço está a apenas 15 pontos do Grau de Excelência, maior classificação da INDSAT. O Grau Médio de Satisfação é atribuído apenas aos segmentos que registram entre 500 e 649 pontos, enquanto Alto Grau é a classificação exclusiva dos serviços que têm entre 650 e 799 pontos.

O serviço de Coleta de Lixo é o melhor avaliado na cidade. A pesquisa ouviu 400 entrevistados, que julgaram os setores em classificações como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

 

A partir desses critérios, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos.

 

A Coleta recebeu 785 pontos porque obteve 84% de “ótimo” e “bom”, 13% de “regular” e 3% de “ruim” e “péssimo”.

Um estudo realizado pela Urbam mostrou que, mensalmente, são coletados 14.472 toneladas de resíduos na cidade. Do total, 57,15% são matéria orgânica, 21,42% deveriam ser destinados à coleta seletiva. Outros 18,22% são rejeitos.

 

A INDSAT busca analisar os índices de satisfação de 16 serviços públicos prestados nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, nas 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e em 12 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba.

 

A Administração Pública e a Câmara Municipal também são avaliadas a cada três meses. Recentemente, o instituto começou a divulgar os primeiros resultados das Eleições Municipais 2020.

 

 

 

 

Foto: Urbam

 

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Abastecimento de Água é o 2º melhor serviço avaliado em Limeira

30/06/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"