Qualidade de Vida tem 34% de ótimo e bom e 18% de ruim e péssimo em São Bernardo do Campo

17/12/2018

3ºTrimestre/2018

Com 34% de “ótimo” e “bom” e apenas 18% de “ruim” e “péssimo”, a Qualidade de Vida de São Bernardo do Campo é o 5º segmento melhor avaliado no município. A cidade recebeu Grau Médio de Satisfação e registrou 618 pontos pela metodologia INDSAT. O município possui aproximadamente 800 mil habitantes e está entre as 10 maiores cidades do Estado.

 

Ao todo, 48% dos moradores avaliaram a Qualidade de Vida como “regular”, ou seja, quase metade dos entrevistados consideram a Qualidade de Vida mediana. Apesar disso, a área não está longe do Alto Grau de Satisfação, classificação atribuída aos setores que registram 650 pontos ou mais.

O índice, de 618 pontos, é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação. O cálculo é baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Desta vez, o resultado registrado foi menor em relação aos últimos levantamentos.

 

Durante a primeira metade de 2017, São Bernardo obteve índices entre 667 e 678 pontos. O resultado melhorou no 3º trimestre, quando a pontuação chegou a 686 pontos. A Qualidade de Vida encerrou o ano com 670 pontos. Os índices registrados na segunda metade de 2017 foram os melhores obtidos.

 

Logo no início de 2018, o segmento recebeu 632 pontos. A Qualidade de Vida apresentou evolução no 2º trimestre deste ano, quando registrou 646 pontos. Agora, o setor está praticamente estabilizado. O Grau Médio de Satisfação é atribuído aos segmentos que registram entre 500 e 649 pontos.

A INDSAT busca compreender qual é a percepção dos moradores em relação ao bem-estar social da cidade. O setor também pode ser relacionado com outros segmentos também analisados pelo instituto, como Segurança, Geração de Empregos, Trânsito e Iluminação Pública, por exemplo.

 

Ao todo, 16 serviços públicos são pesquisados pela INDSAT trimestralmente. Ao final do levantamento, o instituto elabora um ranking dos segmentos estudados no município. A Qualidade de Vida está entre as 5 melhores áreas avaliadas em São Bernardo do Campo.

 

O levantamento também revelou o perfil dos entrevistados mais satisfeitos com a Qualidade de Vida de São Bernardo do Campo. Ao levar em conta a faixa etária dos entrevistados, o índice de satisfação é maior entre moradores de 16 a 30 anos de idade.

 

Quando apenas a escolaridade é analisada, pessoas com Ensino Superior são as mais satisfeitas com a Qualidade de Vida de São Bernardo. Os menores índices de aprovação está entre pessoas de 31 a 50 anos de idade e moradores com Ensino Fundamental.

Com território de 408,45 km², São Bernardo do Campo limita-se com São Vicente, Cubatão, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e São Paulo. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, 43,8% da população de São Bernardo possui entre 30 e 59 anos de idade.

 

 

 

 

Foto: reprodução (YouTube)

 

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Qualidade de Vida de Valinhos se aproxima do Alto Grau de Satisfação

03/04/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo