Abastecimento e Qualidade da Água são os melhores serviços públicos de São Paulo

13/12/2018

3ºTrimestre/2018

Após analisar os índices de satisfação de 16 serviços públicos prestados em São Paulo, a INDSAT concluiu que os dois segmentos relacionados à água são os melhores da cidade paulistana. Ambos com Alto Grau de Satisfação, o Abastecimento e a Qualidade da Água lideram o ranking de setores do município.

 

Trimestralmente, a INDSAT avalia os setores e áreas como Administração Pública e Câmara Municipal. Neste mês, o instituto também começou a divulgar os primeiros resultados das Eleições Municipais de 2020.

 

Em São Paulo, o Abastecimento de Água conquistou 706 pontos. Já a Qualidade da Água recebeu 691 pontos. A satisfação dos dois serviços de responsabilidade da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está estabilizada.

 

Na primeira metade de 2017, São Paulo apresentou pontuações semelhantes em ambos os segmentos. Logo no 3º trimestre do ano passado, a Qualidade da Água registrou 707 pontos e o Abastecimento fechou o levantamento com 723 pontos.

 

No início de 2018, a Qualidade da Água mostrou leve queda. Já o Abastecimento permaneceu estabilizado com 718 pontos. Os índices variaram positivamente no levantamento seguinte e agora têm 15 pontos de diferença entre si.

 

Os dois setores estão logo a frente de segmentos como Coleta de Lixo e Iluminação Pública. No 2º trimestre de 2018, a INDSAT apontou que os serviços de iniciativa privada são os melhores avaliados no município. O instituto também mostrou que que 75% dos entrevistados consideravam a Qualidade de Vida de São Paulo “ótima” ou “boa”. Cinco serviços, no entanto, receberam Baixo Grau de Satisfação.

 

Neste levantamento, a pesquisa revelou que paulistanos com mais de 50 anos de idade são os mais satisfeitos com a o Abastecimento e a Qualidade da Água. A aprovação também é alta entre pessoas com Ensino Fundamental.

 

Qualidade da Água tem 58% de ótimo e bom; Abastecimento fecha com 66%

 

Para calcular o índice de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Foram entrevistados 400 moradores.

 

A Qualidade da Água de São Paulo fechou o 3º trimestre com 58% de “ótimo” e “bom”, 32% de “regular” e 10% de “ruim” e “péssimo”.

Já o Abastecimento de Água registrou 66% de “ótimo” e “bom” e 25% de “regular”. “Ruim” e “péssimo” somaram 12%.

As 10 maiores cidades do Estado de São Paulo são analisadas trimestralmente pela INDSAT. Também fazem parte da cobertura 12 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba e as 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

 

 

 

 

Foto: Sabesp (divulgação)

 

 

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