top of page
982x381px_prefbook.jpg
INDSAT

Qualidade de Vida de Piracicaba tem 44% de ótimo e bom

3ºTrimestre/2018

Classificada como “ótima” ou “boa” por 44% dos moradores, a Qualidade de Vida de Piracicaba manteve o Alto Grau de Satisfação neste 3º trimestre. Do total de entrevistados, 46% disseram que a área é “regular” e 10% responderam que é “ruim” ou “péssima”.

Piracicaba possui quase 400 mil habitantes e aparece em diferentes estudos nacionais como uma das melhores cidades do Brasil para se viver e fazer negócios. O município também se destaca em rankings de gestão municipal e saneamento básico.

Nos levantamentos da INDSAT, Piracicaba é destaque em setores como Iluminação, Cultura, Geração de Empregos e Limpeza Pública, por exemplo. Ao todo, são analisados 16 serviços públicos a cada três meses.

O instituto busca analisar a percepção dos moradores em relação à Qualidade de Vida em 36 cidades do Estado de São Paulo. O estudo permite estabelecer uma relação com outros segmentos como Emprego, Segurança e Guarda Municipal.

Em Piracicaba, foram entrevistados 400 moradores. Para atribuir um índice de satisfação, a INDSAT utiliza uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. A partir dos dados, o instituto concluiu que a Qualidade de Vida recebeu 662 pontos neste trimestre.

O índice de satisfação está estabilizado em relação aos levantamentos anteriores. Piracicaba passou a fazer parte da cobertura trimestral da INDSAT no último trimestre de 2017. Na época, a Qualidade de Vida registrou 684 pontos. No levantamento seguinte, a pontuação chegou a 696 pontos.

No 2º trimestre deste ano, a satisfação apresentou leve queda e o segmento fechou o período com 666 pontos. O atual índice é o menor já registrado. Mesmo assim, a cidade conseguiu garantir Alto Grau de Satisfação no segmento.

A pesquisa também apresentou os índices de satisfação de acordo com a faixa etária e escolaridade dos entrevistados. A aprovação da Qualidade de Vida é maior entre pessoas com idades entre 31 e 50 anos de idade e moradores que possuem Ensino Superior.

Piracicaba é uma das 12 cidades da região que são estudadas pela INDSAT trimestralmente. As 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e os 15 maiores municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) também fazer parte da cobertura do instituto.

Foto: Divulgação (Secretaria de Comunicação do Estado de SP)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page