top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Sorocaba tem a 2ª melhor Qualidade de Vida entre as 10 maiores

3ºTrimestre/2018

Sorocaba recebeu a 2ª melhor avaliação da Qualidade de Vida entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. É o que aponta novo estudo realizado pela INDSAT no 3º trimestre de 2018. A cidade que possui aproximadamente 670 mil habitantes recebeu Alto Grau de Satisfação no que se refere ao bem-estar da população.

Neste trimestre, a Qualidade de Vida de Sorocaba registrou 659 pontos em uma escala que vai de 200 a 1.000 pontos. O Alto Grau de Satisfação é a classificação exclusiva dos segmentos que conquistam entre 650 e 799 pontos.

O município conquista altos índices de satisfação em Qualidade de Vida há um tempo. Os levantamentos trimestrais da INDSAT mostraram que o segmento só foi classificado com Grau Médio de Satisfação no 2º trimestre do ano passado, quando o índice obtido foi de 646 pontos. Nos demais estudos, a Qualidade de Vida sempre aparece com pontuação inferior a 650 pontos.

De modo geral, os índices oscilaram entre 646 e 675 pontos em 2017. Já no início de 2018, a Qualidade de Vida atingiu 667 pontos e apresentou algumas variações nos levantamentos seguintes. No 2º trimestre, a pontuação caiu para 665 pontos. Agora, o índice é um dos menores já registrados pela INDSAT. Mesmo assim, a porcentagem de aprovação é suficiente para que a satisfação da Qualidade de Vida seja considerada alta.

O cálculo do grau de satisfação da INDSAT é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação, com base nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 moradores avaliam 16 serviços públicos prestados em Sorocaba.

A Qualidade de Vida do município registrou 40% de “ótimo” e “bom”, 50% de “regular” e 10% de “ruim” e “péssimo”. Metade dos sorocabanos consideram a Qualidade de Vida mediana, mas a reprovação é relativamente baixa.

A partir dos critérios avaliativos, o estudo busca compreender como está a percepção dos moradores no que se diz respeito ao bem-estar da população. A análise da Qualidade de Vida também permite relacioná-la com outros segmentos também analisados pela INDSAT, como Segurança Pública, Guarda Municipal e Geração de Empregos. Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior do Estado de São Paulo.

O município faz parte do grupo das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Doze municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba e as 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) também fazem parte dos estudos trimestrais da INDSAT.

Foto: Zaqueu Proença | Agência Sorocaba

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page