Campinas tem a pior avaliação de Educação Pública da RMC
3ºTrimestre/2018
A cidade de Campinas registrou, neste 3º trimestre, o pior índice de satisfação em Educação Pública Municipal da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A pesquisa realizada pela INDSAT apontou que a área educacional do município recebeu Grau Médio de Satisfação.
O resultado não é muito diferente dos já registrados nos levantamentos anteriores. Durante a primeira metade do ano passado, os índices oscilaram entre 599 e 589 pontos. Próxima dos 600 pontos, a satisfação com a Educação Pública começou a apresentar piora nos levantamentos seguintes.
O índice variou entre 557 e 571 pontos no segundo semestre de 2017. Logo no início de 2018, o índice de satisfação da Educação chegou a 516 pontos. O setor demonstrou um leve sinal de recuperação no 2º trimestre de 2018, mas registrou mais uma queda no levantamento atual.
A pesquisa revelou que moradores mais satisfeitos são os mais jovens, ou seja, que possuem de 16 a 30 anos de idade. Já os campineiros que têm mais de 50 anos de idade são os que mais reprovam a área de Educação.
A análise também é realizada de acordo com a faixa etária de entrevistados. O maior índice de aprovação está entre pessoas com Ensino Superior. Já a insatisfação está mais presente entre moradores com Ensino Médio.
39% classificam a Educação como “ruim” ou “péssima”
A INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos. O levantamento ouviu 400 moradores.
Do total de entrevistados, 26% disseram que a Educação está “ótima” ou “boa” e 35% responderam que está “regular”. “Ruim” e “péssimo” somaram 39%.
Além da Educação, os moradores avaliam outros 15 serviços públicos de Campinas. Áreas como Administração Pública e Câmara Municipal também são pesquisadas trimestralmente pela INDSAT.
Campinas faz parte do grupo das 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Ao todo, 36 municípios são analisados pelo instituto.
Foto: divulgação (Prefeitura de Campinas)