top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Nova Odessa é 3º melhor no ranking de Qualidade de Vida da RMC

3ºTrimestre/2018

A 3ª melhor colocação no ranking de Qualidade de Vida na RMC (Região Metropolitana de Campinas), segundo a percepção dos moradores, pertence a Nova Odessa. Odessa. Pelo menos é o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT. O município está atrás somente de Indaiatuba e Jaguariúna, que ocupam as primeiras posições da lista desde o início de 2018.

Com aproximadamente 55 mil habitantes, Nova Odessa tem 73,8 km² de extensão e se situa entre as cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. O município está sob gestão do prefeito Bill (PSDB).

A INDSAT constatou que o índice da Qualidade de Vida em Nova Odessa é de 709 pontos. A cidade conquistou Alto Grau de Satisfação, classificação atribuída aos setores que registram entre 650 e 799 pontos. Os serviços analisados recebem Grau de Excelência apenas quando atingem 800 pontos.

Nova Odessa ocupa a 3ª colocação do ranking de Qualidade de Vida desde o 1º trimestre de 2017. Após passar a maior parte do ano sem conseguir superar a pontuação de Jaguariúna, a cidade de Nova Odessa conseguiu fechar o último levantamento de 2017 na vice-liderança do ranking.

O feito, porém, não durou muito. Logo no início de 2018, Nova Odessa voltou a ser a 3ª colocada da lista. Atualmente, o município tem uma folga apertada de 14 pontos para a 4ª colocada, Artur Nogueira. O ranking é composto pelas 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

De modo geral, o índice de satisfação da Qualidade de Vida em Nova Odessa está estabilizada. O segmento recebe pontuações inferiores a 700 pontos desde o ano passado. Na primeira metade de 2017, o índice variou entre 703 e 723 pontos. Nos levantamentos seguintes, a Qualidade de Vida registrou 737 e 760 pontos.

A satisfação caiu no 1º trimestre deste ano, quando a Qualidade de Vida registrou 727 pontos. O índice continuou caindo para 720 pontos no 2º trimestre e agora tem uma das menores pontuações já registradas. Mesmo assim, o Alto Grau de Satisfação ainda está garantido.

60% dizem que a Qualidade de Vida é ótima ou boa

O cálculo do grau de satisfação dos serviços públicos é realizado por uma metodologia exclusiva de classificação da INDSAT, baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Em Nova Odessa, foram entrevistados 400 moradores.

Do total, 60% disseram que a Qualidade de Vida no município está “ótima” ou “boa” e 34% responderam que está “regular”. A reprovação foi de 6%. Os entrevistados também avaliam outros 15 serviços públicos como Educação, Saúde e Segurança do município.

O levantamento revelou que moradores com mais de 50 anos de idade são os mais satisfeitos com o bem-estar do município. Além da faixa etária, a INDSAT também segmenta os moradores a partir da escolaridade dos entrevistados. A análise conclui que a aprovação é maior entre pessoas com Ensino Superior.

As 15 maiores cidades da RMC são estudadas trimestralmente pela INDSAT. Doze municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba e as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo também fazem parte da cobertura do instituto.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page