Ribeirão Preto é líder no ranking de Saúde entre as 10 maiores
3ºTrimestre/2018
A satisfação com a Saúde Pública de Ribeirão Preto melhorou gradativamente ao longo de 12 meses. Um novo levantamento realizado pela INDSAT no 3º trimestre mostrou que, atualmente, Ribeirão tem o melhor índice de satisfação com a área da saúde entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.
O município ocupava as últimas colocações do ranking geral do segmento quando o atual prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assumiu o comando da Prefeitura de Ribeirão Preto. Há exatamente um ano, a cidade começou a apresentar evolução, saiu da lanterna e alcançou a 7ª posição na ranking. Após chegar a 4ª posição no final do ano passado, Ribeirão Preto decolou no ranking do segmento e agora é a 1ª colocada.
A Saúde de Ribeirão chegou a somar 367 pontos pela metodologia da INDSAT na primeira metade de 2017. A área registrou índices entre 402 pontos e 496 pontos até o início de 2018, sempre com Baixo Grau de Satisfação. O setor recebeu Grau Médio de Satisfação apenas no 2º trimestre deste ano, mas manteve no 3º trimestre.
Saúde tem 28% de ótimo e bom e 36% de ruim e péssimo
A INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para avaliar o índice de satisfação com os serviços públicos. O resultado final é um número entre 200 e 1.000 pontos.
Em Ribeirão Preto, a Saúde Pública conquistou 28% de “ótimo” e “bom”, 36% de “regular” e 36% de “ruim” e “péssimo”.
O Baixo Grau de Satisfação é atribuído aos setores que conquistam entre 350 e 499 pontos. Os setores conquistam Grau Médio de Satisfação quando registram entre 500 e 649 pontos.
Além da Saúde, a INDSAT analisa a satisfação de outros 16 serviços públicos em cada uma das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Os dados são divulgados trimestralmente.
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto