Coleta de Lixo de Osasco mantém Alto Grau de Satisfação

13/11/2018

3ºTrimestre/2018

68% estão satisfeitos com a Coleta de Lixo da cidade

Após apresentar problemas na coleta de lixo durante a primeira metade do ano passado, o serviço prestado pela EcoOsasco demonstrou sinais de melhora. Uma nova pesquisa realizada pela INDSAT no 3º trimestre deste ano revelou que o setor tem Alto Grau de Satisfação.

 

O levantamento realizado no 3º trimestre deste ano mostra que o serviço prestado pela EcoOsasco recebeu 725 pontos.

 

Em sete levantamentos realizados pela INDSAT no município, a Coleta conquistou Alto Grau de Satisfação em seis deles. Logo no início de 2017, o serviço prestado recebeu 714 pontos.

 

No levantamento seguinte, porém, a pontuação caiu para 647 pontos. O prefeito Rogério Lins (PODE) chegou ameaçar o rompimento do contrato com a EcoOsasco em abril de 2017. Na ocasião, o aterro sanitário da cidade havia sido interditado pela Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) e a empresa responsável pela Coleta havia paralisado o serviço. Por uma única vez, a Coleta fechou o trimestre com Grau Médio de Satisfação.

 

No 3º trimestre, a satisfação com a Coleta voltou a crescer e o serviço recebeu 694, garantindo o Alto Grau de Satisfação. O ano se fechou com 700 pontos e atingiu 784 pontos no início deste ano. Mais tarde, o índice apresentou queda e fechou o 2º trimestre do ano com 740 pontos.

A análise da INDSAT apontou que a Coleta de Lixo recebeu maior índice de aprovação entre moradores que possuem mais de 50 anos de idade e pessoas com Ensino Superior. Já a insatisfação é maior entre moradores com de 31 a 50 anos de idade e entrevistados com Ensino Médio.

A INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos. Ao todo, são entrevistados 400 moradores no município.

 

Do total de entrevistados, 68% disseram que a Coleta de Lixo em Osasco é “ótima” ou “boa” e 24% responderam que é “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 8%.

Trimestralmente, a INDSAT pesquisa sobre os índices de satisfação dos serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, nos 15 maiores municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e em 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba.

 

 

 

 

Foto: Visão Oeste

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