top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Omar Najar, de Americana, se mantém como mais honesto da RMC

3ºTrimestre/2018

Os prefeitos Douglas Augusto, de Itatiba, e Luiz Dalben, de Sumaré vêm logo em seguida

Garantir o status de honesto durante um processo político eleitoral não é para qualquer político, quiçá então para o administrador público no decorrer de seu mandato. Com o crescimento quase que desenfreado da Internet e a quase inexistência de limites morais e éticos nas redes sociais, os administradores públicos têm sido alvos dos mais diferentes ataques e acusações.

O cenário baseia-se em fortes manifestações populares às figuras pessoais dos administradores públicos e dos políticos. Manter-se dentro de um perfil de honesto tem exigido muita transparência e esforço dos atuais prefeitos, pois afinal todos eles têm adversários e eleitores descontentes. Mais do que natural.

Estudar a percepção do eleitor referente às características emocionais e racionais dos administradores públicos é um dos objetos das pesquisas realizadas pela INDSAT há quase dois anos. A cada três meses, 6 mil eleitores sorteados aleatoriamente nas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) apontam o grau de honestidade que observam em seus prefeitos. Ao todo, o instituto mede quatro características qualitativas, sendo duas emocionais – Simpatia e Proximidade do Povo – e duas racionais – Inteligência e Honestidade.

Desde o início do ano de 2018, o prefeito de Americana, Omar Najar (PMDB), desponta-se como o mais honesto da RMC no ranking elaborado pela INDSAT. No último levantamento, realizado no terceiro trimestre deste ano, Najar lidera com 617 pontos e é acompanhado de perto pelo prefeito de Itatiba, Douglas Augusto (PPS), que liderou o ranking durante todo ano de 2017. Em terceiro lugar, destaca-se o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (PPS), que pela primeira vez figura entre os cinco primeiros colocados no ranking da percepção em honestidade.

Empresário da indústria têxtil, Omar Najar foi eleito prefeito de Americana, pela primeira vez, em dezembro de 2014, por meio de uma eleição suplementar, com 75% dos votos válidos. Após dois anos de mandato, Najar enfrentou um novo pleito em outubro de 2016, e foi reeleito com 72% dos votos válidos. Em dezembro deste ano, Najar completa seus primeiros 4 anos no comando da Prefeitura de Americana.

Além do perfil do prefeito e avaliação da administração dos governos municipais, a INDSAT analisa, a cada três meses, os índices de satisfação de 16 serviços públicos em 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba, nas 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

Foto: Reprodução (Facebook)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page