1 - 6711_b_s12_sifilis_970x250.jpg
  • INDSAT

Satisfação com o Abastecimento apresenta forte queda em Rio das Pedras

3ºTrimestre/2018

Pela primeira vez, o serviço prestado pela SAAE recebeu Baixo Grau de Satisfação

O índice de satisfação com o Abastecimento de Água em Rio das Pedras despencou neste 3º trimestre. A pesquisa realizada pela INDSAT mostra que a pontuação obtida é a menor já registrada em toda a série histórica do instituto. Esta é a primeira vez que o serviço prestado pela SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) recebe Baixo Grau de Satisfação.

O resultado mostra que os problemas de abastecimento enfrentados em Rio das Pedras estão afetando diretamente a satisfação da população com o serviço prestado. Em março deste ano, a Prefeitura admitiu passar por um déficit de 30% no tratamento de água. Na época, uma escola suspendeu os alunos por conta do impasse.

Em julho, a administração municipal anunciou o início de racionamento de água por período indeterminado. A Prefeitura alegou que a falta de chuva comprometeu o armazenamento de água represada. O racionamento deixou a população sem água das 9h às 16h, de segunda a sexta. O Abastecimento de Água, que chegou a conquistar Alto Grau de Satisfação no ano passado, recebeu índice preocupante neste 3º trimestre.

Desta vez, o setor registrou 461 pontos. Até então, o Abastecimento havia registrado pontuações entre 617 pontos e 699 pontos. O Baixo Grau de Satisfação é atribuído aos serviços que conquistam entre 350 pontos e 499 pontos, enquanto o Grau Médio é a classificação dos setores que registram entre 500 e 649 pontos. Acima de 650 pontos, o serviço recebe Alto Grau de Satisfação.

O Aglomerado Urbano Piracicaba passou a fazer parte da cobertura da INDSAT no último trimestre do ano passado. Naquele momento, o Abastecimento fechou com 699 pontos, índice considerado alto. Na virada do ano, porém, a satisfação começou a cair e o serviço recebeu 686 pontos. Mesmo assim, o Alto Grau de Satisfação estava garantido.

Logo no 2º trimestre, o setor apresentou queda no índice e fechou o levantamento com 617 pontos. Nesse momento, o Abastecimento foi classificado com Grau Médio de satisfação. Do último levantamento para o trimestre atual, o segmento perdeu 156 pontos.

59% estão insatisfeitos com o Abastecimento

O índice de satisfação dos serviços públicos é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. O levantamento é feito trimestralmente.

Em Rio das Pedras, o Abastecimento registrou 17% de “ótimo” e “bom”, 24% de “regular” e 59% de “ruim” e “péssimo”. No final de 2017, “ruim” e “péssimo” somavam apenas 11%.

O estudo mostra que as avaliações negativas vêm principalmente de moradores que possuem entre 31 e 50 anos de idade. Quando a análise é feita levando em conta o grau de escolaridade dos entrevistados, moradores com Ensino Superior são os que mais reprovam o serviço prestado.