Satisfação com o Abastecimento apresenta forte queda em Rio das Pedras

19/10/2018

3ºTrimestre/2018

Pela primeira vez, o serviço prestado pela SAAE recebeu Baixo Grau de Satisfação

O índice de satisfação com o Abastecimento de Água em Rio das Pedras despencou neste 3º trimestre. A pesquisa realizada pela INDSAT mostra que a pontuação obtida é a menor já registrada em toda a série histórica do instituto. Esta é a primeira vez que o serviço prestado pela SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) recebe Baixo Grau de Satisfação.

 

O resultado mostra que os problemas de abastecimento enfrentados em Rio das Pedras estão afetando diretamente a satisfação da população com o serviço prestado. Em março deste ano, a Prefeitura admitiu passar por um déficit de 30% no tratamento de água. Na época, uma escola suspendeu os alunos por conta do impasse.

 

Em julho, a administração municipal anunciou o início de racionamento de água por período indeterminado. A Prefeitura alegou que a falta de chuva comprometeu o armazenamento de água represada. O racionamento deixou a população sem água das 9h às 16h, de segunda a sexta. O Abastecimento de Água, que chegou a conquistar Alto Grau de Satisfação no ano passado, recebeu índice preocupante neste 3º trimestre.

 

Desta vez, o setor registrou 461 pontos. Até então, o Abastecimento havia registrado pontuações entre 617 pontos e 699 pontos. O Baixo Grau de Satisfação é atribuído aos serviços que conquistam entre 350 pontos e 499 pontos, enquanto o Grau Médio é a classificação dos setores que registram entre 500 e 649 pontos. Acima de 650 pontos, o serviço recebe Alto Grau de Satisfação.

 

O Aglomerado Urbano Piracicaba passou a fazer parte da cobertura da INDSAT no último trimestre do ano passado. Naquele momento, o Abastecimento fechou com 699 pontos, índice considerado alto. Na virada do ano, porém, a satisfação começou a cair e o serviço recebeu 686 pontos. Mesmo assim, o Alto Grau de Satisfação estava garantido.

 

Logo no 2º trimestre, o setor apresentou queda no índice e fechou o levantamento com 617 pontos. Nesse momento, o Abastecimento foi classificado com Grau Médio de satisfação. Do último levantamento para o trimestre atual, o segmento perdeu 156 pontos.

59% estão insatisfeitos com o Abastecimento

 

O índice de satisfação dos serviços públicos é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. O levantamento é feito trimestralmente.

 

Em Rio das Pedras, o Abastecimento registrou 17% de “ótimo” e “bom”, 24% de “regular” e 59% de “ruim” e “péssimo”. No final de 2017, “ruim” e “péssimo” somavam apenas 11%.

O estudo mostra que as avaliações negativas vêm principalmente de moradores que possuem entre 31 e 50 anos de idade. Quando a análise é feita levando em conta o grau de escolaridade dos entrevistados, moradores com Ensino Superior são os que mais reprovam o serviço prestado.

Além de Abastecimento de Água, a INDSAT avalia os índices de satisfação de outros 15 serviços públicos em Rio das Pedras. Ao todo, 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte da cobertura trimestral do instituto.

 

 

 

 

 

Foto: Prefeitura de Rio das Pedras / divulgação

 

 

 

 

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