top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Educação Municipal em Sorocaba tem 35% de ruim e péssimo

2ºTrimestre/2018

Quinto pior setor público da cidade, 35% de ruim e péssimo e em queda há quase dois anos. Se depender dos moradores de Sorocaba com alunos matriculados na rede pública de ensino, a Educação Pública Municipal será reprovada no final do ano, caso mantenha a curvatura de queda em seu índice de satisfação.

No levantamento realizado pela INDSAT no segundo trimestre de 2018, apenas 22% avaliaram a Educação Municipal como ótima ou boa e 43% como regular. É o pior resultado desde o último trimestre de 2016, quando teve início a série histórica da INDSAT.

Os baixos índices de satisfação são reflexos do momento em que vive o setor. No último dia 6 de setembro, a agência de notícias da Prefeitura de Sorocaba informou que o prefeito José Crespo havia demitido o secretário da Educação, professor Mário Bastos (ao centro, na foto), que estava no Governo desde o início de sua gestão.

“O que me levou a tomar essa decisão foi a quebra de confiança em relação ao secretário na condução da pasta. Não dá para mantermos uma equipe coesa e entusiasmada sem a confiança”, disse Crespo.

As pesquisas INDSAT são realizadas a cada 3 meses e avaliam, além da Educação Pública Municipal, outros 15 serviços públicos nos municípios paulistas. Sorocaba faz parte do rol que compreende as 10 cidade mais populosas do Estado.

Para calcular o grau de satisfação com os segmento analisados, a empresa de pesquisas possui uma metodologia exclusiva de avaliação, baseando-se nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para formulação de seu sistema de pontuação.

O ranking INDSAT vai de Baixíssimo Grau de Satisfação a até Grau de Excelência. Com 531 pontos, a Educação Municipal sorocabana mantém-se em Grau Médio de Satisfação, que é atribuído aos setores que conquistam entre 500 e 649 pontos.

O melhor serviço público avaliado em Sorocaba é o Abastecimento de Água, com 787 pontos, seguido de Coleta de Lixo, com 773 pontos e Qualidade da Água, com 759 pontos.

Os cinco piores são Educação, Segurança, Trânsito, Saúde e Geração de Emprego, sendo os dois últimos classificados com Baixo Grau de Satisfação.

Foto: Prefeitura de Sorocaba

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page