top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Vinhedo tem Alto Grau de Satisfação em Qualidade de Vida

2ºTrimestre/2018

Mais da metade aprova o setor na cidade

Vinhedo conquistou Alto Grau de Satisfação no quesito Qualidade de Vida. A INDSAT apontou, neste 2º trimestre, que mais da metade dos moradores está satisfeita com o bem-estar da cidade.

Com pouco mais de 77 mil habitantes (população estimada para 2018), o município de Vinhedo tem 81,6 km² de área e está localizada a 75 quilômetros da capital paulista.

Vinhedo faz divisa com Itupeva, Itatiba, Valinhos e Louveira. Segundo o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística), os trabalhadores formais recebem, em média, 3,4 salários mínimos por mês.

Os resultados obtidos pela INDSAT são reflexo do opinião dos moradores a respeito desse cenário. O instituto entrevistou 400 moradores e apontou que o índice de satisfação com a Qualidade de Vida em Vinhedo é de 702 pontos, em uma escala que vai de 200 a 1000 pontos.

Em toda a série histórica da INDSAT, Vinhedo sempre conquistou índices que se enquadram em Alto Grau de Satisfação, classificação atribuída aos segmentos que conquistam entre 650 e 799 pontos.

Durante o ano passado, o índice variou principalmente entre 661 pontos e 696 pontos, mas fechou 2017 com 732 pontos. Em 2018, a Qualidade de Vida recebeu 710 pontos no 1º trimestre e se estabilizou no levantamento atual.

O levantamento apontou que a faixa etária mais satisfeita com a Qualidade de Vida é a dos jovens de 16 a 30 anos de idade. Quando levada em conta apenas a escolaridade dos entrevistados, a aprovação é maior entre vinhedenses com Ensino Médio.

57% aprovam a Qualidade de Vida na cidade

Para avaliar o grau de satisfação dos moradores em relação aos serviços públicos, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

Quando questionados sobre a Qualidade de Vida em Vinhedo, 57% dos entrevistados disseram que o setor é “ótimo” ou “bom” e 35% responderam que está “regular”. A reprovação foi de apenas 8%.

Além de Vinhedo, a INDSAT pesquisa trimestralmente os índices de satisfação em outras 14 cidades da Região Metropolitana de Campinas.

Vinhedo é 4ª colocada no ranking geral de Qualidade de Vida

Com esses resultados, Vinhedo se posiciona na 4ª colocação do ranking geral de Qualidade de Vida entre as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O município está atrás somente de Indaiatuba, Jaguariúna e Nova Odessa. Assim como Vinhedo, as cinco primeiras cidades receberam Alto Grau de Satisfação.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), calculado pelo Atlas do Desenvolvimento, é de 0,817, número considerado Muito Alto.

De acordo com dados do IBGE, 97,5% das crianças entre 6 e 14 anos estão alfabetizadas em Vinhedo.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page