Insatisfação com governo de Guti em Guarulhos já atinge 12 setores

07/08/2018

2ºTrimestre/2018

 

Foto: Prefeitura Guarulhos

 

A população de Guarulhos vive em clima de insatisfação com o governo do prefeito Guti (PSB) há pelo menos nove meses. O alerta já havia sido dado pela Indsat no 1º trimestre de 2018, com a divulgação dos dados da Administração Pública Municipal, que apontavam que o governo do peesebista estava em franca queda.

 

O cenário não mudou. E o que é pior: agora não só a gestão municipal apresenta baixos índices de satisfação, como também outros 12 serviços públicos analisados neste 2º trimestre.

 

Atualmente, apenas a Coleta de Lixo e a Qualidade da Água estão com Alto Grau de Satisfação em Guarulhos. Dos demais 14 serviços públicos avaliados, 6 segmentos fecharam o levantamento com Grau Médio de Satisfação, 7 com Baixo Grau de Satisfação e 1 com Baixíssimo Grau de Satisfação.

 

Neste último levantamento, a Administração de Guti fechou com Baixo Grau de Satisfação pela segunda vez consecutiva, com 422 pontos entre mil possíveis. O índice está caindo desde o final de 2017.

 

Satisfação com a Limpeza Pública está estagnada

 

A Limpeza Pública, que começou a ser estudado pela Indsat no 2º trimestre do ano passado, encontra-se estabilizada, com 537 pontos e Grau Médio de Satisfação.

 

Abastecimento de Água apresenta queda nos índices

 

O Alto Grau de Satisfação em Qualidade da Água, não se repetiu com o Abastecimento de Água. O grau de satisfação do segmento caiu pela segunda vez neste 2º trimestre. Hoje o serviço, que está sob responsabilidade do SAAE, fechou o levantamento com 616 pontos e Grau Médio de Satisfação.

 

Área da educação está em cenário crítico

 

A Educação Pública Municipal e a Merenda Escolar mostraram queda nos índices de satisfação. Enquanto o segmento de Educação caiu pela 5ª vez consecutiva, a pontuação da merenda apresentou piora pela 4ª vez.

 

A Educação recebeu Baixo Grau de Satisfação neste trimestre. Já a Merenda fechou com Grau Médio de Satisfação, com 565 pontos.

 

Sensação de segurança é baixa em Guarulhos

 

Entre os setores que garantem a sensação de segurança aos guarulhenses, apenas a Iluminação Pública, que está sob os cuidados da Prefeitura em parceria com a EDP Bandeirantes, apresentou melhora ao longo dos levantamentos e fechou o 2º trimestre com 615 pontos e Grau Médio de Satisfação.

 

A Guarda Municipal, por sua vez, está estabilizada e conquistou Grau Médio de Satisfação, com 536 pontos. A Segurança Pública, classificou-se com Baixo Grau de Satisfação e 408 pontos no ranking Indsat.

 

Trânsito e Asfalto têm Baixo Grau de Satisfação

 

Dois segmentos relacionados ao tráfego urbano estão com baixos índices de satisfação. A Qualidade do Asfalto em Guarulhos fechou o levantamento com 415 pontos e Grau Médio de Satisfação. A pavimentação nunca conseguiu superar 499 pontos durante toda a série histórica da Indsat.

 

Já o Trânsito apresentou sua terceira queda consecutiva e é hoje o 2º pior avaliado no município. O segmento, que também sempre recebeu Baixo Grau de Satisfação, registrou 351 pontos no levantamento atual.

 

Serviço de transporte tem Baixo Grau de Satisfação

 

Outro serviço de Guarulhos que vem apresentando piora nos índices de satisfação é o Transporte Público. No início deste ano, a Prefeitura anunciou um novo reajuste no preço das passagens de ônibus, que chegou a R$ 4,30 para usuários do bilhete único e R$ 4,70 para quem paga em dinheiro ou utiliza o vale-transporte.

 

A mudança tarifária contribuiu para que o segmento obtivesse Baixo Grau de Satisfação, com 435 pontos no ranking Indsat, seu pior resultado desde o último trimestre de 2016.

 

Saúde Pública fecha o trimestre com 402 pontos

 

Um dos mais importantes serviços básicos oferecidos à população guarulhense também obteve Baixo Grau de Satisfação. Agora, o índice é de 402 pontos, o que coloca o setor de Saúde como o 3º pior avaliado em Guarulhos.

 

A Saúde nunca chegou a apresentar bons índices de satisfação nas pesquisas da Indsat. Durante o 3º trimestre do ano passado, o serviço alcançou seu pior resultado e fechou com 363 pontos.

 

Demais serviços

 

A Cultura da cidade continua estabilizada em relação aos trimestres anteriores. Neste último levantamento, obteve Grau Médio de Satisfação, com 510 pontos.

 

A Geração de Empregos permanece com Baixo Grau de Satisfação e 321 pontos e a percepção com a Qualidade de Vida caiu de médio para Baixo Grau de Satisfação. Hoje, ela possui 497 pontos no ranking Indsat.

 

 

 

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