Santo André já é a 3ª melhor em Segurança entre as 10 maiores de SP

19/07/2018

2º trimestre/2018

O sistema de Segurança Pública de Santo André mudou. E para melhor. O reflexo disso são os últimos resultados da Indsat, obtidos no levantamento realizado no segundo trimestre deste ano. A Segurança Pública andreense já desponta como a 3ª melhor entre as 10 maiores cidades do Estado no ranking Indsat de satisfação.

 

O segmento, que era apenas o sétimo colocado no final do ano passado, tem apresentado evolução e alcançou seu melhor resultado desde que a série histórica da Indsat teve início, no último trimestre de 2016.

A Segurança Pública é sempre um grande desafio para as grandes cidades. Por esta razão, o setor é um dos que apresentam os menores índices de satisfação dentro dos municípios pesquisados. Em Santo André, por exemplo, a Segurança Pública é apenas o 14° setor melhor avaliado entre os 16 analisados pela Indsat. Porém, quando os índices de satisfação são comparados às 10 maiores cidades do Estado, tornam-se evidentes os avanços da cidade no setor.

 

Mas o que Santo André tem feito para melhorar o seu nível de satisfação em segurança? Boa parte destes resultados pode ser creditada ao Comitê Integrado de Segurança (CIS). Criado em janeiro de 2017, o CIS reúne representantes do setor da segurança das mais diversas esferas, com o objetivo de elaborar e executar em conjunto estratégias de combate ao crime na cidade.

 

Desde a criação do Comitê, já foram realizadas mais de 300 operações no município, em 85 bairros, por meio dos diversos programas realizados por meio de parceria entre as forças de segurança municipais e estaduais.

 

A cada força-tarefa é realizado um mapeamento da criminalidade, possibilitando uma melhor estratégia de patrulhamento por rondas nas regiões com maior registro de queixas. A articulação das forças policiais foi determinante para a concretização de diversas operações, como a Sono Tranquilo, que atua no combate à poluição sonora e aos pancadões.

 

Frequentemente a Guarda Civil Municipal de Santo André e as polícias Militar e Civil realizam a Operação Servir e Proteger Força Metropolitana, com o objetivo de saturar ações criminosas, coibir roubos, furtos e outros delitos, intensificando rondas, bloqueios a veículos e abordagens.

 

Outra ação que contribuiu para a melhoria dos números foi a Campanha Maio Amarelo, realizada no segundo trimestre, período em que a pesquisa foi realizada. Durante a campanha, o município desenvolveu diversas atividades focadas na segurança viária e na conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas.

 

A campanha também resultou em melhora nos níveis de satisfação no Trânsito, segmento também avaliado pela Indsat e que será abordado futuramente em outra reportagem.

 

Mas ainda há muito que melhorar. A Segurança Pública de Santo André tem hoje 18% de ótimo e bom, 47% de ruim e péssimo e 35% de regular. No final de 2016, as avaliações ruim e péssimo alcançavam o patamar de 61%.

Para construção do ranking de satisfação, a Indsat realiza pesquisas domiciliares nos 10 maiores municípios do Estado de São Paulo. São 400 entrevistas por localidade, o que perfaz um total de 4 mil entrevistas nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, São José dos Campos, Osasco, Ribeirão Preto, Sorocaba e Mauá.

 

A partir de uma escala atributiva de pontos baseada nos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, é elaborado o ranking de satisfação das Administrações e Câmara Municipais e de outros 16 serviços públicos prestados no município.

 

Compartilhar
Compartilhar
Please reload

Em destaque

Abastecimento de Água é o 2º melhor serviço avaliado em Limeira

30/06/2020

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"