1 - 6587_c_Vestibulinho_Portais_970x250_Portal_Indsat.jpg
  • INDSAT

10 cidades da RMC têm Alto Grau de Satisfação em Qualidade de Vida

Indaiatuba se mantém na liderança do ranking

Foto: Eliandro Figueira

Dez das 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas têm Alto Grau de Satisfação em Qualidade de Vida. É o que aponta pesquisa realizada pela Indsat no 4º trimestre de 2017. Indaiatuba, Nova Odessa e Jaguariúna lideram o ranking geral do segmento.

Em Indaiatuba, 72% dos entrevistados aprovaram a Qualidade de Vida na cidade e outros 9% avaliaram o segmento como “ruim” ou “péssimo”. Como resultado, a cidade registrou 765 pontos pela metodologia e está na melhor colocação do ranking desde o final de 2016.

A aprovação é maior em Nova Odessa mas, como a Indsat leva em conta as avaliações regulares e negativas, o município ficou na 2ª colocação, com 760 pontos. A cidade, que antes era a 3ª colocada, subiu uma posição no final do ano passado.

O 3º melhor índice de satisfação em Qualidade de Vida da RMC é de Jaguariúna. Entre os moradores entrevistados, 69% responderam que a vida no município é “ótimo” ou “bom”. Também com Alto Grau de Satisfação, Jaguariúna registrou 740 pontos.

Santa Bárbara d’Oeste, Vinhedo e Valinhos também fecharam o ano com com mais de 700 pontos. As cidades obtiveram, respectivamente, 733, 732 e 701 pontos. As avaliações positivas da Qualidade de Vida chegaram a 66% em Santa Bárbara, 52% em Valinhos e 65% em Vinhedo.

Mesmo abaixo de 700 pontos, outras quatro cidades registraram Alto Grau de Satisfação em Qualidade de Vida. Em Itatiba, 56% aprovaram a Qualidade de Vida na cidade. A 8ª colocada, Artur Nogueira, fechou o ano com 56% de aprovação. Americana e Hortolândia registraram apenas um ponto de diferença uma da outra, com 658 e 657 pontos, respectivamente.

Campinas e Paulínia ocupam a 11ª e a 12ª posição. Monte Mor aparece logo em seguida, com 37% de “ótimo” e “bom”. Com 603 pontos, Cosmópolis fecha a penúltima colocação do ranking. Sumaré aparece em último lugar com 589 pontos e 21% de aprovação. A média de todas as cidades foi de 681 pontos.

Setores analisados pela Indsat

A Qualidade de Vida das três primeiras colocadas é reflexo de outros segmentos pesquisados pela Indsat. Indaiatuba, Nova Odessa e Jaguariúna também ocupam boas posições em setores como Educação, Saúde e Abastecimento de Água.

Em 16 serviços públicos analisados em cada cidade, Indaiatuba têm Alto Grau de Satisfação em 13. Em Merenda Escolar, por exemplo, o município somou mais de 700 pontos pela metodologia Indsat. Indaiatuba também registrou Alto Grau em serviços como Cultura, Asfalto e Qualidade da Água.

Nova Odessa também registrou boas pontuações na maioria dos segmentos pesquisados. Além de registrar mais de 650 pontos em Transporte Público, Limpeza Pública e Trânsito, Nova Odessa obteve Alto Grau em outros sete setores. A cidade também ocupa altas colocações em rankings como Qualidade do Asfalto, Cultura e Segurança Pública.

Coleta de Lixo, Iluminação Pública, Merenda Escolar e Educação são os melhores serviços prestados na Jaguariúna. A 3ª colocada registrou Alto Grau em 14 setores pesquisados.

Recentes