top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Com Doria, Merenda de São Paulo deixa de ser a pior para se tornar a 2ª melhor


Foto: Secretaria de Comunicação de São Paulo

São Paulo tem a 2ª melhor Merenda Escolar entre as 10 maiores cidades do Estado. É o que aponta pesquisa realizada no 4º trimestre pela Indsat. Depois de ocupar a última colocação no ranking, o município paulistano apresentou uma forte melhora nos índices de satisfação e fechou 2017 atrás apenas de São José dos Campos.

Apesar de registrar uma leve queda na pontuação da Merenda, São Paulo ultrapassou os índices de outras cidades analisadas e registrou 599 pontos pela metodologia Indsat. A qualidade da alimentação das escolas públicas municipais de São Paulo registrou 40% de aprovação e 33% de avaliações “regulares”.

O segmento de Merenda começou a ser pesquisado pela Indsat no 1º trimestre de 2017. Naquele período, São Paulo começou o ano na última posição do ranking, com 533 pontos. São José já era a líder do segmento, enquanto São Bernardo do Campo tinha o 2º melhor índice.

No 2º levantamento do ano, São Paulo começou a demonstrar sinais de melhora. A cidade obteve o maior índice já registrado no segmento, mas o número era suficiente apenas para colocar o município na 4ª colocação. Com 620 pontos, São Paulo ainda estava atrás de São José, São Bernardo e Mauá. Nesse trimestre, 42% dos entrevistados aprovaram a Merenda.

A vice-liderança foi alcançada já no 3º trimestre de 2017. São Paulo obteve 606 pontos nesse levantamento, colocando a cidade logo atrás de São José, que permaneceu na melhor posição do ranking. A cidade paulistana fechou o último levantamento ano com Grau Médio de Satisfação e sete pontos a menos em comparação ao 3º trimestre, mas conseguiu manter a 2ª posição geral.

A Indsat também analisou o perfil dos mais satisfeitos com a alimentação escolar em São Paulo. Paulistanos com idades entre 31 e 50 anos foram os que mais elogiaram a Merenda: 43% aprovaram o segmento. Quando levada em conta a escolaridade dos entrevistados, a aprovação é maior entre os moradores que têm Ensino Fundamental. Agora, a Merenda é considerada o 5º melhor serviço prestado em São Paulo.

Sorocaba e Osasco se destacam no ranking de Merenda

Além de São Paulo, a cidade de Sorocaba também apresentou evolução no em Merenda no segundo levantamento do ano passado. De um trimestre para o outro, o município subiu seis colocações no ranking. Na pesquisa realizada no 3º trimestre, Sorocaba tinha apenas 578 pontos. A cidade fechou 2017 com 584 pontos.

Osasco também se destacou em pouco tempo. Com a melhor pontuação já registrada, a cidade saiu das últimas colocações ocupadas no início do ano e fechou 2017 com o 3º melhor índice de satisfação em Merenda.

Três cidades apresentam queda nos índices

Outros três municípios, no entanto, apareceram nas últimas posições do ranking. São Bernardo, Santo André e Mauá passaram a maior parte de 2017 entre as cinco melhores posições da lista geral de Merenda. Com a troca de colocações, porém, essas cidades obtiveram menos de 580 pontos.

Enquanto São Bernardo caiu três posições, Mauá e Santo André passaram a ocupar os dois últimos lugares do ranking. Tanto em Santo André quanto em Mauá, a reprovação registrada em cada cidade foi de 30%.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page