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2º melhor avaliado em Hortolândia, serviço de Coleta mantém Alto Grau de Satisfação

Acima da média do agrupamento de Médio Porte, avaliação do setor é mais alta que o mesmo período do ano anterior


MARÇO DE 2023 - CIDADE DE MÉDIO PORTE

Novo sistema de zeladoria é implantado na cidade, distribuindo contêineres de Coleta para descarte correto e regular do lixo. / Foto: Divulgação/PMH.

A Coleta de Lixo avaliada pela INDSAT em Hortolândia ultrapassou a média das Cidades de Médio Porte (CMP), alcançando 782 pontos e Alto Grau de Satisfação entre os moradores. Os resultados, baseados na opinião da população entrevistada, classificaram o serviço em 2º lugar entre os 16 stores públicos considerados pelo levantamento na cidade, indicando desempenho superior ao observado na CMP no mesmo período de 2020 e 2021, ambos com 768 pontos.

A pontuação atual do serviço é uma das mais altas registradas pela INDSAT, considerando o período entre novembro de 2020 e março deste ano. No final de 2020, a Coleta atingiu Grau de Excelência nas pesquisas, mantendo o Alto Grau no levantamento desde então.

O mesmo comportamento foi observado na aprovação do serviço, que atingiu o patamar mais elevado em novembro de 2020. No levantamento atual, a aprovação permanece alta, com 84,4% de avaliações positivas distribuídas entre 11,3% de ótimo e 73,1% de bom. As opiniões positivas recentes dos moradores em relação à Coleta superam os dados obtidos no mesmo período de 2022, quando 79,9% aprovaram o serviço na CMP. O mesmo acontece no comparativo com março de 2021, quando 83,4% dos moradores avaliaram o serviço de forma positiva.

Com algumas exceções, a rejeição da Coleta em Hortolândia permaneceu baixa nos últimos anos. Após o salto registrado entre junho e setembro de 2022, os indicadores voltaram diminuir na cidade, mantendo taxas de 3,8% no início deste ano. De modo geral, o serviço mostra alta satisfação e aprovação expressiva na cidade, com pequenos indicadores de rejeição nas pesquisas. Os dados consideram margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.

Nos últimos meses, a prefeitura municipal tem aplicado o novo conceito de zeladoria na cidade através da instalação de diversos contêineres para o descarte correto e regular de lixo doméstico. A instalação deve ocorrer em diversos bairros da CMP, com inúmeras unidades de coleta para receber o descarte dos moradores. De acordo com a previsão da administração pública, até o final do primeiro semestre mil contêineres devem ser distribuídos na cidade, substituindo as tradicionais lixeiras e informando quais materiais podem ser descartados no local. Ainda segundo as informações da prefeitura "os resíduos podem ser depositados pela população no dispositivo, a qualquer hora. O lixo descartado, é recolhido e o contêiner recebe a desinfecção, por meio de maquinário e volta ao local instalado".


Metodologia

O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT seguem metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma

As cidades avaliadas pela INDSAT são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes. Segundo fontes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade, a previsão para 2023 é de que Hortolândia alcance 236.874 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Médio Porte (CMP).


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