• INDSAT

100% LED: Iluminação Pública de SJC alcança aprovação histórica

Administração Municipal concluiu em março a substituição por LED de todas luminárias da cidade


ABRIL DE 2021 - CIDADES DE GRANDE PORTE

Todas as luminárias de vapor de sódio foram substituídas em São José dos Campos / Foto: Charles de Moura - PMSJC

A Iluminação Pública de São José dos Campos alcançou em abril a sua maior aprovação em toda a série histórica INDSAT, iniciada em 2016. O serviço registrou Alto Grau de Satisfação com 785 pontos no ranking INDSAT, sendo 85,2% de ótimo e bom e apenas 3% de ruim e péssimo. Os números foram revelados pelo estudo realizado na segunda semana de abril com 600 moradores da cidade maiores de 16 anos. A margem de erro é de 4% para um intervalo de confiança de 95%.

Os números vêm evoluindo desde o terceiro trimestre de 2020, quando o serviço registrou 73% de ótimo e bom e 3% de ruim e péssimo. A Iluminação Pública sempre se qualificou em Alto Grau de Satisfação. O seu pior resultado foi no segundo trimestre de 2017, com 692 pontos no ranking INDSAT e 62% de aprovação e 12 % de rejeição.

O recorde em aprovação do setor coincide com a finalização do serviço de substituição de todas as lâmpadas de vapor de sódio de ruas, avenidas e estradas rurais pelas luminárias de LED. Segundo a INDSAT apurou, a substituição das lâmpadas está ocorrendo gradativamente há dois anos. Foram substituídas mais de 62 mil luminárias, fazendo com que São José dos Campos se tornasse uma das primeiras cidades do país 100% LED.

As trocas das luminárias fazem parte do Projeto Iluminar, que, por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil, investiu mais de R$ 42 milhões na substituição de todo o sistema de Iluminação Pública do município. Com as lâmpadas de LED, em apenas 2 anos a Prefeitura economizou R$ 7,5 milhões em energia elétrica. Entre as vantagens de se trocar as lâmpadas de vapor de sódio por LED estão a economia considerável do dinheiro público investido e a garantia de maior segurança para a população.

E está dando resultado: a Segurança Pública de São José dos Campos também apresentou significativo crescimento em seus níveis de aprovação entre fevereiro e abril deste ano. No levantamento realizado pela INDSAT na segunda semana de abril, com 600 moradores da cidade, os níveis de ótimo e bom saltaram de 29% para 42%, enquanto que a reprovação (ruim e péssimo) caiu de 32% para 21%. (leia mais em: https://www.indsat.com.br/single-post/cresce-aprova%C3%A7%C3%A3o-com-a-seguran%C3%A7a-p%C3%BAblica-em-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos)


INDSAT

A INDSAT mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

· INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação

· INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.

· INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.

· INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.

· INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Desde o primeiro trimestre deste ano, as cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São 3 agrupamentos:

- Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes

- Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes

- Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes.


Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que São José dos Campos alcance 716.688 habitantes, portanto, município integrante das Cidades de Grande Porte (CGP).


Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon
6074_b_s2_indsat_970x250 (1).jpg