top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Araras é líder em Transporte Público na região de Piracicaba

4ºTrimestre/2018

Araras fechou o 4º trimestre de 2018 na liderança do ranking de Transporte Público entre 12 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba. É o que aponta pesquisa realizada pela INDSAT. Na primeira avaliação do novo governo de Junior Franco (DEM), eleito em outubro de 2018, o serviço de Transporte obteve Alto Grau de Satisfação.

Desta vez, ônibus, microônibus e ônibus articulados de responsabilidade da empresa TCA (Transportes Coletivos de Araras) mantiveram exatamente o mesmo índice de satisfação registrado no último 3º trimestre: 736 pontos. Esse número é o maior obtido em toda a série histórica da INDSAT. Araras começou a fazer parte da cobertura trimestral do instituto no último levantamento de 2017.

No momento em que a cidade começou a ser estudada pela INDSAT, o Transporte Público do município recebeu 708 pontos. A satisfação do segmento melhorou nos dois levantamentos seguintes, quando os índices atingiram 726 e 729 pontos.

O Transporte Público é o 5º melhor serviço público prestado em Araras e está atrás de setores como Coleta de Lixo e Iluminação Pública, por exemplo. Nesta nova gestão municipal, 10 serviços públicos foram contemplados com Alto Grau de Satisfação e um segmento conquistou Grau de Excelência.

O levantamento mostrou que moradores com idades entre 16 e 30 anos de idade são os mais satisfeitos com o serviço de Transporte Público em Araras. Quando a segmentação é feita de acordo com a faixa etária, entrevistados com Ensino Superior são os mais satisfeitos.

74% estão satisfeitos

O cálculo do índice de satisfação é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação da INDSAT baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

O estudo mostrou que 74% dos entrevistados disseram que o Transporte Público de Araras é “ótimo” ou “bom” e 17% responderam que está “regular”. A reprovação é de 9%.

Além de Araras, outras 11 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba fazem parte dos levantamentos trimestrais da INDSAT. Quinze municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo também são pesquisados periodicamente.

No último 4º trimestre, a INDSAT começou a divulgar os primeiros resultados das Eleições Municipais de 2020. O intuito é incentivar o debate pelo tema e acompanhar a movimentação político-eleitoral trimestralmente.

Foto: Prefeitura de Araras (divulgação)

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page