top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Saúde Pública de Mauá tem menor índice de satisfação já registrado

3ºTrimestre/2018

Segmento recebeu 380 pontos no último 3º trimestre

A satisfação com a Saúde Pública em Mauá está longe de ser considerada ao menos mediana. Após apresentar mais uma queda no índice, o segmento obteve sua menor pontuação já registrada pela INDSAT. Os dados são do 3º trimestre de 2018.

Desta vez, a Saúde Pública recebeu 380 pontos e está a apenas 20 pontos do Baixíssimo Grau de Satisfação, menor classificação atribuída pela INDSAT aos segmentos.

Em 2017, a Saúde de Mauá já registrava índices insatisfatórios. Os números foram de 441 pontos a 479 pontos, sempre com Baixo Grau de Satisfação. Mesmo com esses resultados, Mauá chegou a se posicionar entre as três melhores colocações do ranking entre as 10 maiores cidades do Estado.

No início de 2018, porém, o cenário começou a mudar. Com 448 pontos, Mauá perdeu o posto da 3ª colocação e tornou-se a 7ª colocada no ranking. Mas a má situação da Saúde não parou por aí. Logo no 2º trimestre do ano, a cidade obteve 389 pontos. O índice foi o menor entre as 10 maiores cidades.

A Saúde Pública passa por um cenário de instabilidade simultaneamente em meio a crise de administração pública, ocasionada pela investigação do prefeito Átila Jacomussi (PSB). Em maio de 2018, a Polícia Federal encontrou R$80 mil dentro de uma panela no apartamento de Jacomussi, que foi foi preso e solto menos de um mês depois. Atualmente, o prefeito está preso.

Em agosto de 2018, a Prefeitura de Mauá chegou a romper o contrato com a Fundação do ABC, responsável pela gestão da Saúde Pública. De acordo com a entidade, o governo municipal possuía uma dívida de R$120 milhões.

No mês seguinte, a Prefeitura voltou atrás e retomou o contrato com a Fundação do ABC. A gestão municipal contratou uma instituição para realizar o acompanhamento de contas e dívidas que possuía com a Fundação do ABC.

Atualmente, os 380 pontos colocaram Mauá na 8ª posição do ranking geral. O Baixíssimo Grau de Satisfação é atribuído aos setores que recebem índice inferior a 350 pontos.

Para calcular o grau de satisfação dos serviços públicos, a INDSAT possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Foram entrevistados 400 moradores.

Do total de entrevistados, 71% disseram que a Saúde Pública de Mauá é “ruim” ou “péssima”. Apenas 5% classificaram o segmento como “ótimo” ou “bom” e 24% responderam que está “regular”.

Além das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, 12 cidades do Aglomerado Urbano Piracicaba e as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) também fazem parte da cobertura trimestral da INDSAT. Trimestralmente, 16 serviços públicos são estudados pelo instituto.

Foto: Prefeitura de Mauá

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page