top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Rafael Zimbaldi lidera corrida eleitoral em Campinas para 2020

4ºTrimestre/2018

O petista Márcio Pochmann aparece na 2ª posição

Faltam pouco menos de dois anos para as Eleições Municipais de 2020, mas a INDSAT já está apresentando resultados da corrida eleitoral entre os possíveis candidatos nas cidades que fazem parte da cobertura do instituto. O levantamento realizado no último mês de novembro revelou que o vereador Rafael Zimbaldi (PSB) lidera em Campinas com 16% das intenções de voto.

O economista Márcio Pochmann (PT) aparece logo em seguida, com 11%. A 3ª colocação está dividida entre o médico e ex-vereador Pedro Serafim (PDT) e pelo futuro candidato indicado por Jonas Donizette. Os dois estão empatados com 8% cada um.

Este é o primeiro estudo para as Eleições 2020 divulgado pela INDSAT, que vem acompanhando a movimentação dos possíveis candidatos desde o último trimestre de 2017 em 36 cidades do Estado de São Paulo. O instituto já divulgou os resultados da corrida eleitoral de 2020 da cidade de Valinhos.

Arthur Orsi (PSD), ex-vereador e candidato a prefeito em 2016, tem 5% das intenções de voto. Logo em seguida aparecem o médico Dario Saadi (SD) e o empresário Guilherme Campos (PSD), com 4% cada um.

Do total de entrevistados, 25% disseram que votariam branco ou nulo diante deste cenário. Outros 19% responderam que estão indecisos.

Nas Eleições Municipais de 2012, Jonas Donizette foi eleito pela primeira vez com 57,69% dos votos válidos.

Em 2016, o prefeito foi reeleito com 65,43% dos votos, deixando Artur Orsi (PSD) na 2ª posição com 15,43% dos votos.

Márcio Pochmann foi o 3º mais votado na época, com 15,04% dos votos. O petista também concorreu à Prefeitura de Campinas nas Eleições Municipais de 2012, quando conseguiu 42,31% dos votos válidos no 2º turno.

O estudo feito pela INDSAT revelou que a principal faixa etária do eleitorado de Rafael Zimbaldi, atual presidente da Câmara Municipal, está entre o grupo de pessoas que possuem entre 16 e 30 anos de idade. Já Márcio Pochmann lidera entre as pessoas com mais de 50 anos de idade.

Além das pesquisas eleitorais, o instituto mede os índices de satisfação com a Administração Municipal e outros 16 serviços públicos prestados nas 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo e em 12 municípios pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba.

A partir deste mês até o último trimestre de 2019, a INDSAT apresentará os resultados da corrida eleitoral para as Eleições 2020 das cidades fazem parte da cobertura trimestral do instituto.

Foto: Montagem Rafael Zimbaldi, Márcio Pochmann e Pedro Serafim

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page