top of page
10487_b_s7_violencia_970x250px.png
  • INDSAT

Cidade Linda fracassa também nas ruas: São Paulo tem a pior Limpeza Pública entre as 10 maiores

31% dos paulistanos avaliaram o serviço de forma negativa

O Programa Cidade Linda, lançado pelo prefeito paulistano João Doria (PSDB) no início de sua gestão, parece não estar surtindo efeito na Justiça e tampouco nas ruas. A cidade de São Paulo fechou 2017 na pior posição do ranking de Limpeza Pública entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Mesmo demonstrando melhora no índice de aprovação, a capital paulistana registrou queda no índice final, calculado pela Indsat. Levando em conta todas as avaliações de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, São Paulo registrou 584 pontos no último trimestre do ano.

Já na Justiça, o resultado também não foi nada bom: a juíza Carolina Martins Clemencio Duprat Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda de São Paulo, concedeu no final de janeiro liminar pedida pelo Ministério Público Estadual (MPE) obrigando a retirada de todos os símbolos da campanha "SP Cidade Linda" da capital paulista. Para ela, Doria tem utilizado a campanha para se promover.

Mas não é bem isso que o prefeito tucano tem conseguido. Do total de paulistanos entrevistados pela INDSAT, 36% aprovaram o serviço de limpeza, 33% classificaram-o como “regular” e 31% avaliaram o setor de forma negativa. Com o resultado, São Paulo caiu três posições no ranking em comparação ao último trimestre. A Indsat apontou também que o serviço registrou 584 pontos, 11 a menos em comparação ao último levantamento.

Quando o segmento de Limpeza Pública começou a ser pesquisado pela Indsat, no 2º trimestre do ano, São Paulo havia conseguido 535 pontos. O número cresceu no levantamento seguinte e chegou a ser o maior já registrado, mas voltou a cair no fechamento do ano. Além da Limpeza, outros sete setores analisados registraram queda no índice ou foram avaliadas de forma a obter Baixo Grau de Satisfação.

O serviço realizado pelas empresas Loga e Ecourbis está atrás de Ribeirão Preto, que subiu duas posições em comparação ao último trimestre, e Guarulhos, que ocupa o 9º lugar, mesma colocação já alcançada no 3º trimestre.

São José permanece na liderança pela segunda vez consecutiva

São José dos Campos é a primeira colocada no ranking de Limpeza Pública. A cidade conseguiu 705 pontos nesse trimestre e está à frente de Mauá, que registrou 698 pontos. Campinas também foi bem avaliada e recebeu 682 pontos. As cinco primeiras colocadas receberam Alto Grau de Satisfação, enquanto as demais ficaram com Grau Médio.

Santo André, que era a 6ª colocada e possuía 624 pontos no último trimestre, conseguiu subir duas posições na lista geral. Outra cidade que se destacou no ranking foi Osasco, que passou da 8ª para a 5ª colocação.

Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos

© 2017 "Indsat - Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos"

bottom of page